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Hora de trocar, sem stress.

26/12/2017

Confraternização, troca de presentes, amigo secreto e aquele mimo tão especial não agradou ou simplesmente não serviu. É hora de voltar ao comércio. Aliás, 26 de dezembro já é tradicionalmente o dia da troca no Brasil. Agora, atenção! Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a troca ou a reparação é obrigatória em caso de defeito. A substituição de uma mercadoria porque não gostou do presente, cor ou tamanho depende do estabelecimento comercial.


Partiu trocar o presente

Partiu trocar o presente


A loja aceita troca? Então, o comerciante tem que cumprir a promessa. Preste atenção nas modalidades de trocas:


Promessa é dívida

Promessa é dívida


* Está na lei: o prazo que o consumidor tem para reclamar de problemas aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias (produtos não duráveis) ou 90 dias (bens duráveis). Nessa caso, o lojista pode propor um conserto em até 30 dias. O problema continua? O consumidor tem direito à troca do produto.


Aiiiiiii! Veio quebrado.

Aiiiiiii! Veio quebrado.


*Não gostei da cor e o tamanho é errado: essa modalidade de troca não é obrigatória, mas pode indicar uma fidelização do cliente e uma cortesia da loja. Nesse casso é essencial que o produto esteja com etiqueta.


Atenção para etiqueta intacta

Atenção para etiqueta intacta


*Compras feitas fora do estabelecimento comercial: aqui vale internet, telefone e catálogo. Nesse caso o prazo para fazer a devolução ou solicitar a troca do produto é de sete dias. E tem mais: o consumidor nem precisa dizer o motivo da troca ou devolução. Já no caso do produto não ser entregue, é uma falha na prestação do serviço e a gente pode pedir a devolução do dinheiro ou obrigar o fornecedor a fazer a entrega imediata.


Pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que o e-commerce ultrapassou os shopping centers como local de maior concentração das compras.

Pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que o e-commerce ultrapassou os shopping centers como local de maior concentração das compras.


Com essas dicas bem decoradas é só curtir o dia da troca. Ah!!! E aí quem sabe até comprar mais uma coisinha....


Feliz Dia da Troca!

Feliz Dia da Troca!


- Natal -




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